Início » Notícias » Últimas » Estudo. Portugueses utilizam cada vez menos o automóvel
Enviar Imprimir Comentários

Estudo. Portugueses utilizam cada vez menos o automóvel

Cerca de metade dos europeus já abdicaram de utilizar viatura própria. No caso português este valor é quase 10 por cento superior.

06-03-2013 11:14:00

Face ao aumento dos custos, o consumidor tem vindo a racionalizar o uso do automóvel. Como se pode verificar neste estudo do Observador Cetelem, mais de metade dos Europeus assumem a intenção de reduzir cada vez mais a utilização do automóvel.

 

 

Os portugueses, juntamente com os britânicos lideram esta tendência (63% e 58%, respectivamente). Por outro lado, os alemães continuam a considerar o automóvel um bem essencial, apenas 42% declaram que com o passar dos anos têm passado a utilizar menos o carro.

 

 

Contudo, continua a existir uma tendência acentuada de utilização do automóvel, e que mesmo com perspectivas globalmente sombrias para o setor, o “sonho automóvel” não se encontra assim tão extinto. 38% dos consumidores europeus mostram intenção de adquirir um veículo nos próximos anos, o que segundo o Observador Cetelem pode ser suficiente para dar um “sopro de oxigénio” aos mercados que se encontram relativamente fracos.

 

 

Porém, um número ainda significativo de consumidores (28%), admite que não pretende comprar automóvel nos próximos anos.

 

 

Nesta análise específica sobre as intenções de compra, Portugal acompanha o comportamento da média europeia. No entanto, destaca-se por ser o país onde as intenções de compra de viaturas de ocasião são as mais elevadas: 63% admite que pretende fazê-lo dentro de dois anos, enquanto a média europeia se situa nos 46%. É também Portugal, o país que mais comprou viaturas de ocasião no passado (66% contra uma média dos oito países analisados de 50%).

 

 

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões para o Caderno Automóvel 2013, foram efectuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE. Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio a Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos.

 

 

Tiago Palma

Notícias Relacionadas

Comentários:

PUB

Classificados

Procure por Marca, Modelo, Combustível e/ou Ano

PARCERIAS